sábado, 2 de outubro de 2010

Os opostos




 Nesta semana estava pensando sobre os opostos. Pensei em casais que conheço, duplas inseparáveis de amigos, irmãos e em pessoas pelas quais nos interessamos ou odiamos. E as mais interessantes que conheço são aquelas que possuem diferenças. Aí tentei inverter o papel de cada um, por exemplo: "Se Fulana e Sicrana fossem iguais, ou se então se a Sicrana tomasse as atitudes de Fulana e  a Fulana de Sicrana, como seria?" e  a minha conclusão foi a  seguinte: NÃO TERIA A  MENOR GRAÇA.
 Aí, enquanto eu tomava banho (sim, eu filosofo no banho e a maior parte das minhas ideias surgem em baixo do chuveiro, isso é preocupante, rs)  comecei a  pensar sobre Tom e  Jerry, meu desenho predileto na infância. Naquela época eu sempre achava que no episódio seguinte Jerry iria "pro beleléu". Agora que estou um pouco mais crescida (rs), compreendi finalmente que Jerry se tornaria o  único rato que não morreria no mundo. 
  Tom e Jerry se amavam na real. Tom corria atrás de Jerry, Jerry era uma caça para ele. Ele poderia ir atrás de qualquer ratinho, mas não, aquela era a caça mais divertida, a melhor! Jerry, por sua vez, achava aquilo tudo um barato! Aquela adrenalina toda, aquele medo de ser abocanhado pelo gato o divertia também. No fundo ele sabia que Tom nunca lhe comeria! E para Tom aquele ratinho era tão delicioso que talvez se ele provasse, o sabor não seria tão bom quanto ele imaginava. O prazer de desejar aquele rato perderia a graça com o fato consumado. Mas a graça estava exatamente ali, o Tom correndo atrás de Jerry. Talvez se Jerry cedesse e se entregasse de bandeija o gato desistiria da caça. Ou, se Jerry invertesse os papéis e caçasse Tom, o gato se entediaria e a brincadeira acabava ali.
 Pois o grande barato é a dinâmica da coisa. O gato tem que fazer seu papel e o rato também.

3 comentários:

  1. É aquela velha história: "Os opostos se atraem". Os melhores amigos são aqueles que mais discutem. Imagina: eu gosto disso, eu também. Não quero isso, eu também não. Etc. Seria extremamente chato.
    Também adorava Tom e Jerry e, em alguns episódios, os dois se ajudam, as vezes Tom consegue pegar Jerry, mas acaba dando outra chance. Esses são os melhores amigos de verdade.
    Abraço
    perplife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem verdade, eu ainda sou fã desse desenho, me identifico! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Concordo em partes; É legal ter uma "discução" de vez em quando. Mas eu gosto de estar com alguem que pensa do mesmo modo que eu.

    http://correars58.blogspot.com/

    ResponderExcluir